• WhatsApp
Imprimir
PDF

Centro de zoonoses e bem-estar animal em discussão

Preocupado pela implantação de uma política pública para a criação, comercialização e tutela responsável de animais domésticos, o vereador James Schroeder, juntamente com os vereadores João Rinaldi e Juarez Pereira, deu mais um importante passo na busca de uma solução para o problema reunindo-se com representantes da Secretaria de Saúde e Câmara dos Diretores Lojistas (CDL), na quinta-feira, dia 4. Na oportunidade foram discutidos os projetos de Leis que tramitam na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) e versam sobre a implantação do Centro de Bem Estar Animal, criação de cães e gatos e atribuições do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Da prefeitura surgiu a informação de que está sendo finalizado dois projetos sobre o assunto, com idéias e propostas contemplados nos que foram apresentados na Câmara corrigindo assim, o trâmite natural de projetos que apresentem atribuições à órgãos do Executivo. Para que os parlamentares possam analisar a sugestão foi adiada a Audiência Pública que estava marcada para a próxima terça-feira, dia 09.

Ficou também acordado que a Secretaria Municipal de Saúde será responsável pelo CCZ e a Fundema pelo Centro de Bem Estar Animal, identificando os animais e promovendo campanhas de castração, entre outras atribuições relacionadas ao bem estar dos animais. “Estamos chegando a um estágio de finalização e adequação do nosso projeto. Acredito que em breve o município terá uma política pública específica para a criação, comercialização e tutela responsável de animais domésticos. Sabemos que só com campanhas de castração e identificação desses animais, programas de educação e adoção com tutela responsável poderão minimizar os problemas enfrentados pela sociedade com o abandono de animais domésticos pelas ruas da cidade. Assim evitaremos muito os maus tratos e também o crescimento de abrigos temporários que acabam se tornando um depósito de animais abandonados por irresponsabilidade daqueles que deveriam ser seus tutores” – observa o Vereador James Schroeder.

Escrito por: Wilson França (gabinete vereador James Schroeder)
Foto: Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br