• Redes Sociais

Depoentes afirmam que decisão de obra no Rio Mathias veio de Brasília

Publicado em Notícias - Comissões

CPI do Rio Mathias

Nesta quinta-feira, os vereadores da CPI do Rio Mathias ouviram ocupantes de cargos importantes na gestão do ex-prefeito Carlito Merss (2009 – 2012), que, conforme citações em reuniões anteriores, teriam participado da tomada de decisão sobre a macrodrenagem em 2012. A acareação entre eles revelou, todavia, que a decisão teria partido de Brasília. Os vereadores ouviram ontem Carla Cristina Pereira, Cassiano Garcia da Silva, Eduardo Dalbosco, Giampaolo Barbosa Marchesini, Ricardo Suzuki e Saulo Vicente Rocha. A única ausência foi do ex-secretário de Planejamento, Adelir Stolf, que já tinha sido ouvido pela CPI no dia 8 de fevereiro.

Os depoimentos da ex-diretora-executiva da Unidade de Coordenação de Projeto da Secretaria de Planejamento, Carla Cristina Pereira, e do ex-chefe de gabinete de Carlito Merss, Eduardo Dalbosco, trouxeram a informação de que a escolha de realizar a obra no Rio Mathias, e não em outro rio da cidade, foi feita pelo exinto Ministério das Cidades, que selecionou o Mathias entre as propostas enviadas à época para receber financiamento. Dalbosco também afirmou que o recurso era insuficiente para fazer a obra de macrodrenagem na zona sul de Joinville e que a obra no Mathias se encaixava no recurso disponível.

Carla Pereira ainda esclareceu que a hierarquização do Plano de Drenagem Urbana, que colocou o Rio Mathias como 11° na lista de prioridade, foi finalizado em 2011, ou seja, um ano depois da opção pela obra no Mathias. O ex-coordenador na Secretaria de Infraestrutura, Saulo Vicente Rocha, afirmou, por sua vez, que o projeto aprovado em 2012 foi “substancialmente alterado” e difere do projeto que foi licitado pela Prefeitura mais tarde.

Vereadores afirmaram que tal informação ainda será apurada pela comissão. A próxima reunião da CPI está agendada para a próxima segunda-feira, 9h. Todos os documentos emitidos ou recebido pela comissão podem ser encontrados neste link.

Jeferson Luis dos Santos
Mauro Artur Schlieck