Por conta do avanço abrupto da COVID-19, a partir de 1º de março, o acesso do público às reuniões de comissões e às sessões está suspenso.
  • Audiência Pública
  • Prêmio Jovem Autor 2021
  • Dia das Mães
  • Mil de Nós

Secretário diz a vereadores que problema é a falta de médicos

Publicado em Notícias - Comissões

Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde recebeu a visita do secretário municipal de Saúde, Jean Rodrigues da Silva, nesta quarta-feira, durante a reunião ordinária. O secretário veio prestar esclarecimentos sobre as demandas da pasta e os critérios de atendimento das filas de esperas, bem como a falta de médicos nas unidades do município.

Silva disse que um dos principais problemas do momento na rede de saúde de Joinville é reposição de médicos. Entre janeiro e fevereiro, 36 profissionais saíram da rede para atender em residência ou tiveram término de contrato. O secretário aposta na realização de um concurso público para solucionar a falta de médicos. Ele disse a Secretaria de Gestão de Pessoas está preparando um edital.

Jean Rodrigues da Silva explicou, ainda, que há uma divisão de gestão dos serviçois entre o município e o estado. Exames, consultas e procedimentos médicos são de responsabilidade do município. Cirurgias eletivas — desde a regulação até a autorização — é de gestão do estado.

Ele ainda ressaltou a eficiência do prontuário eletrônico na rede de saúde. O sistema simplifica o contato do médico com o histórico do paciente, possibilitando um melhor atendimento e agilidade no processo.

A comissão agendou outra reunião com o secretário para a próxima semana, dia 26, para prestação de contas.

Isabela Peixer, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Faria
Mauro Artur Schlieck