Comissão aprova pedido pela volta das aulas presenciais no ano que vem

Publicado em Notícias - Comissões

Os vereadores da comissão de Saúde aprovaram, em reunião desta quarta-feira (18), o preparo de uma moção que, se aprovada, pedirá ao Governo do Estado a liberação do retorno completo das aulas presenciais em Joinville em 2021. O pedido foi motivado por manifestação de representante de grupo de mães durante a reunião.
    Além da atualização dos dados da Covid-19 em Joinville, o retorno das aulas presenciais foi outro tema ligado à pandemia que os vereadores debateram na sala de comissões. Representante da Associação de Pais de Santa Catarina, Keli Bett usou o microfone da tribuna. Segundo Keli, o movimento representa o interesse de 600 famílias joinvilenses e se baseia “na dor de algumas mães que estavam vendo crianças apáticas com a falta de aulas presenciais”.

Em novembro, as aulas dos ensinos infantil e fundamental foram permitidas em Joinville para até 30% dos estudantes de cada sala, num sistema de rodízio de retorno semanal.

Keli justificou que “segundo artigos mais recentes, a criança não é vetor de transmissão da Covid-19. As crianças pegam 5.5 vezes menos covid que os adultos”. Ela também citou que países europeus seguem com escolas abertas durante a segunda onda da doença no continente.

Ela também justificou o pedido com dados econômicos das escolas, Segundo ela, 49% das matrículas em escolas privadas foram canceladas e 57% dos funcionários foram desligados desde o início da pandemia. “Que instituição consegue manter suas portas abertas com esse tipo de situação? ”, questionou.

Presidente da comissão de Saúde, Mauricinho Soares (MDB) deliberou a elaboração de uma moção levando o pedido ao Governo de Santa Catarina. A moção é uma proposição pela qual o Poder Legislativo manifesta um pedido. O envio da moção precisa ser aprovado pelo Plenário.

Boletim Coronavírus

Representante da secretaria de Saúde na reunião da comissão, Ana Paula Pinheiro apresentou dados da Covid-19 em Joinville. Ela destacou o crescimento de novos casos no município, 157% nos últimos 14 dias.

Conforme boletim atualizado pela Prefeitura no final da tarde da quarta-feira (18), Joinville teve, desde o início da pandemia, 25.441 casos confirmados do Coronavírus. Os testes realizados somam 111.974.

O número de óbitos registrados permanece 372 desde o dia 10 de novembro.

Ainda de acordo com a atualização do boletim, dos 84 leitos de UTI Covid adulto no município, 69 estão ocupados, o que representa 82%. Entre os leitos infantis, são seis leitos ocupados de 22, o que representa 27%.

Os boletins são atualizados diariamente, às 17h, no site da Prefeitura.