Imprimir
    PDF

    Sessão de luto por Dentinho

    Publicado em Notícias - Comissões

    O Plenário homenageou de forma póstuma, na sessão desta terça-feira (25), o ex-vereador e ex-deputado estadual Wilson Vieira, mais conhecido como Dentinho, que faleceu esta noite, aos 66 anos, em razão de doença degenerativa.

    O Plenário homenageou de forma póstuma, na sessão desta terça-feira (25), o ex-vereador e ex-deputado estadual Wilson Vieira, mais conhecido como Dentinho, que faleceu esta noite, aos 66 anos, em razão de doença degenerativa.

    Natural de Santos, Dentinho morou na cidade de Penha na infância antes de fixar residência em Joinville, onde estudou para se formar técnico mecânico. Entre 1972 e 1987 trabalhou em empresas como Cônsul, Tigre e Embraco. Foi presidente do Sindicato dos Mecânicos entre 1989 e 1995. O parlamentar era filiado ao PT. Dentinho também foi diretor da CUT Santa Catarina, diretor da Federação e da Confederação dos Metalúrgicos.

    Em 1995 entrou na CVJ como suplente do então vereador Carlito Merss, que se licenciou para se candidatar a deputado estadual. Dentinho voltou à CVJ como suplente na Legislatura seguinte (1997-2000) e se elegeu vereador em 2000, permanecendo no posto como titular até se eleger deputado estadual para o mandato entre 2003 e 2006.

    Os vereadores falaram na sessão sobre a passagem de Dentinho na Câmara e na Assembleia Legislativa, defendendo projetos em favor da saúde dos trabalhadores. Os vereadores citaram entre suas defesas a luta contra o uso do jato de areia para polimento de metais, que podia levar a doenças como a silicose, mais conhecida como pulmão de pedra.

    De acordo com nota da bancada do PT na Alesc, Dentinho “defendeu os direitos e a saúde dos trabalhadores, melhorias e inovações na educação, reserva de vagas em concursos públicos para pessoas com deficiência e a criação de Casa Abrigo para mulheres em situação de violência”. No legislativo estadual, o parlamentar também foi presidente da Escola do Legislativo entre 2003 e 2004.

    Em nome da Casa, o vereador Claudio Aragão (MDB) observou que a cidade está de luto oficial e manifestou pesar pelo falecimento a toda a família do ex-vereador. Dentinho deixa esposa, quatro filhos e netos.

    Portal da Transparência

    Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

    transparencia@cvj.sc.gov.br