Imprimir
    PDF

    Saúde atualiza vereadores sobre a pandemia

    Publicado em Notícias - Comissões

    A Comissão de Saúde teve recebeu a gerente de Gestão Estratégica e Articulação de Rede da Secretaria de Saúde, Keli Bett.Os vereadores questionaram a representante da Secretaria de Saúde sobre relatos de munícipes de que há a orientação de permanecer em casa mesmo quando não é feito teste de covid em pacientes sintomáticos que procuram a rede de saúde.

    A Comissão de Saúde teve, nesta quarta-feira (5), a participação da Secretaria de Saúde, para atualizar os vereadores sobre a situação da pandemia de Covid-19 em Joinville.

    Segundo a gerente de Gestão Estratégica e Articulação de Rede da Secretaria de Saúde, Keli Bett, o índice de transmissibilidade, que esta semana é de 1,2 (isso significa que cada pessoa contaminada transmite o vírus para uma média de 1,2 pessoas), diminuiu em relação ao observado na semana passada, quando era de 1,3.

    “Pode parecer que o índice caiu pouco, mas no âmbito da população total de Joinville ele é significativo”, afirmou. Segundo Keli, a situação no município é atualmente grave, pela quantidade ativos, porém estável.

    Os vereadores questionaram a representante da Secretaria de Saúde sobre relatos de munícipes de que há a orientação de permanecer em casa mesmo quando não é feito teste de covid em pacientes sintomáticos que procuram a rede de saúde.

    A gerente esclareceu que qualquer sintoma de covid já é motivo para permanecer em isolamento em casa, mesmo sem ter feito teste.

    “A doença tem um período de incubação, depois se iniciam os sintomas, e o teste só detecta a doença após alguns dias de sintomas, e enquanto isso a pessoa pode estar transmitindo a doença para outros. A população não pode esperar pelo teste porque ele demora para detectar a doença. O paciente pode estar transmitindo a doença para outras pessoas se não cumprir o isolamento, independente de realizar ou ter o resultado de teste. Se tem qualquer sintoma é suspeito, e se é suspeito deve permanecer em casa em isolamento. Isso não sou eu que estou falando, são os protocolos do Ministério da Saúde”, afirmou. A representante da Secretaria de Saúde pediu a ajuda dos vereadores para orientar a população nesse sentido.

    Keli Bett disse ainda que o teste é apenas um detalhe. “Sempre que um paciente procurar uma unidade de saúde, vai ser feita uma anamnese para entender a situação em que o usuário se encontra. A partir daí o médico vai determinar se é necessário o paciente fazer teste e qual tipo de teste. Muitas vezes não é entendido como necessária a realização do exame”, explicou ela.

    “Enquanto não houver vacina e tratamento 100% comprovado, as medidas de prevenção são o importante para conter a doença. Entre elas os cuidados de higiene, o isolamento e o distanciamento”, ressaltou. Ainda assim, ela afirmou que a Secretaria de Saúde está concluindo a compra de mais 60 mil testes rápidos. Segundo a gerente, foram realizados até hoje 47.380 testes em Joinville.

    Números da pandemia

    Segundo o boletim da Prefeitura divulgado às 18h desta quarta-feira, Joinville já teve 150 mortes em decorrência da Covid-19. Foram confirmados três óbitos nas últimas 24 horas. Joinville teve 10.106 casos confirmados de Covid até o momento, sendo 5.265 recuperados e 4.841 ativos.

    Atualmente são 194 internados, sendo 107 em UTI e 87 em enfermaria. A ocupação de leitos exclusivos para Covid é de 88% dos leitos de UTI. São 128 leitos de UTI, com 107 confirmados para Covid, 6 aguardando resultado e 15 leitos desocupados. A ocupação dos leitos de enfermaria exclusivos para covid é de 64%.

    São 198 leitos de enfermaria para covid, sendo 87 confirmados para covid, 2 descartados (mas permanecem em leito de covid), 37 aguardando resultado e 72 leitos disponíveis. O número de leitos se refere à soma de rede pública e privada.

    Reunião semanal

    Os vereadores da Comissão de Saúde decidiram que as reuniões da comissão serão semanais a partir de agora. Até então as reuniões eram quinzenais. O objetivo é acompanhar mais de perto a pandemia no município, tendo em vista que a Comissão Especial da Covid-19 já foi concluída.

    Reunião

    A Comissão decidiu ainda que vão tentar agendar uma reunião com o secretário de Saúde de Santa Catarina. O objetivo é reivindicar uma atuação maior do governo do estado na saúde do município. Segundo relatos, estaria havendo falta de medicamentos no Hospital Bethesda que seriam de responsabilidade do estado. De acordo com o presidente da Comissão de Saúde, Mauricinho Soares (MDB), caso não seja possível agendar uma reunião, será enviado um ofício.

    Portal da Transparência

    Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

    transparencia@cvj.sc.gov.br