• Reunião Pública
  • Siga a CVJ nas redes sociais

Prefeitura apresenta ações contra dengue à Comissão de Saúde

Por Marina Bosio.

A Secretaria de Saúde apresentou para os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (24), as ações que estão sendo realizadas para evitar o avanço da dengue no município.

Entre as ações citadas pela Secretaria estão a contratação de mais agentes de endemias, o recolhimento de entulho nos bairros, a criação do WEB Saúde para a dengue, as ações de conscientização junto à comunidade e a produção de vídeos informativos sobre a doença.

O vereador Rodrigo Fachini (PSDB) criticou a Prefeitura, afirmando que não houve prevenção e por isso os números da dengue aumentaram muito nos últimos meses. “Imagina se tivéssemos em Joinville casos de dengue hemorrágica. Aliado ao Covid, teríamos um cenário de terror na saúde pública do município”, opinou. A enfermeira do Centro de Vigilância em Saúde, Chana Beninca, afirmou que não há casos notificados de dengue hemorrágica na cidade.

A vereadora Iracema do Retalho (PSDB) questionou porque o inseticida para matar o mosquito da dengue não é aplicado em todos os bairros de Joinville. A representante do Centro de Vigilância em Saúde afirmou que o inseticida mata apenas 20% dos mosquitos adultos, e por isso a Prefeitura espalha apenas nas regiões onde está acontecendo a transmissão da doença.

O gerente de Vigilância em Saúde, Henrique Deckmann, afirmou que no Brasil como um todo houve em 2020 um aumento expressivo no número de casos de dengue. Para ele, toda a população deve criar a cultura de não deixar lixo acumulado para evitar focos do mosquito da dengue.

Joinville tem 7.659 casos confirmados de dengue. O Comasa é o bairro com mais pessoas adoecidas pela dengue, com 1.271 casos, e o Aventureiro é o bairro com mais focos do mosquito da dengue, com 316 focos. Não houve nenhuma morte por dengue em Joinville em 2020. Os dados são do último boletim da Prefeitura, divulgado na manhã desta quarta-feira.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br