• Sessão Especial

Consulta pública vai até o dia 3

Por Marina Bosio.

Arte de Paula Haas

Está aberta uma consulta pública sobre a proposta de revisão do Plano Diretor (Projeto Complementar nº 61/2019). A população pode opinar pelo site da Câmara de Joinville até o dia 3 de novembro. Qualquer pessoa interessada pode apresentar manifestação, inclusive documentos, pareceres, mapas e outros arquivos.

O Plano Diretor estabelece linhas gerais para o desenvolvimento do município. De acordo com o procurador da Câmara de Joinville Denilson Rocha de Oliveira, o plano diretor é um instrumento mencionado pela Constituição Federal que tem como objetivo disciplinar a maneira como a cidade vai promover a expansão urbana e desenvolver os demais aspectos importantes para o desenvolvimento da cidade.

Ainda segundo o procurador, a consulta pública sobre o Plano Diretor é necessária para que seja promovido o princípio constitucional da gestão democrática da cidade, que prevê que o poder público tem a obrigação de promover e criar espaços de participação para que os cidadãos participem do processo de elaboração das leis e demais atos que implicam na organização da cidade.

“A participação da população na consulta pública é importante nesse planejamento da cidade que impacta diretamente na vida das pessoas, para que as normas e diretrizes estejam de fato condizentes com os interesses dos munícipes”, explicou ele.

Atualmente, a proposta de revisão do Plano Diretor está em análise na Comissão de Legislação, com relatoria do vereador Richard Harrison (MDB).

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.