• A gente faz
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • 1º Encontro sobre Segurança Pública
  • Plano Diretor
Imprimir
PDF

Usuários reclamam falta de acessibilidade no transporte intermunicipal

Por Marina Bosio.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Mauro Artur Schlieck

Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida participaram nesta terça-feira (17) da Comissão de Urbanismo para reclamar da falta de acessibilidade em ônibus de linhas intermunicipais e interestaduais.

A representante da Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (Adej), Luzia Cleia Moraes da Silva, afirmou que "as viagens de ônibus são terríveis". Segundo ela, o descaso começa na hora da compra da passagem, já que não há a informação se o ônibus terá acessibilidade ou não.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde), Nelso Farias, completou, afirmando que já teve de ser carregado e até se arrastar para conseguir entrar em ônibus com escadas.

“É humilhante ser carregado no colo e ver as pessoas te assistindo. A gente só quer dignidade e autonomia”, afirmou.

Quatorze empresas de ônibus foram convidadas para a reunião. Algumas enviaram representantes, mas a maioria não quis se manifestar.

O representante da empresa Penha afirmou que a frota da empresa não é totalmente adaptada, mas garantiu que a empresa segue a legislação, tendo em vista que os ônibus têm, em média, cinco anos de uso. A empresaadquiriu novos veículos adaptados, que devem entrar em operação brevemente, segundo o representante.

Atualmente, está valendo no país uma portaria do Inmetro que determinou que todos os veículos de características rodoviárias destinados ao transporte coletivo de passageiros, que foram fabricados a partir de 1º de julho de 2018, devem possuir plataformas elevatórias veiculares, dispositivos e outros equipamentos alternativos à plataforma elevatória veicular como meio de embarque e desembarque de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br