• Cauduro de Oliveira
  • A gente faz
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • Sessão Especial 25/09
  • Audiência Pública sobre a Cosip
Imprimir
PDF

Urbanismo volta a discutir invasão de quatis no bairro Floresta

Por Marina Bosio.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Mauro Arthur Schlieck

A Comissão de Urbanismo voltou a tratar nesta terça-feira (10) dos quatis que estão entrando em residências no bairro Floresta. O assunto já havia sido debatido em abril. A vereadora Tânia Larson (SD) afirmou na reunião estar preocupada, tendo em vista que, a partir de outubro, começa a época de reprodução dos animais, segundo ela.

Representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), da Vigilância Ambiental e da 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental estiveram na reunião. O Instituto de Meio Ambiente também foi convidado, mas não enviou representante.

De acordo com Tânia, em abril uma empresa havia se voluntariado a custear exames veterinários necessários e a ajudar com os custos da captura e realocação dos animais. Entretanto, de acordo com os relatos dos representantes dos órgãos presentes, a ação não se efetivou.

Ao final da reunião, ficou acordado que os órgãos não vão esperar por ação da empresa, e que nova reunião técnica será feita na busca de solução para o problema.

Segundo o comandante da Polícia Militar Ambiental, Vitor Hugo da Silva, na época foi levantada a possibilidade de retirada dos animais e a realocação deles em um ecossistema apropriado de Mata Atlântica. Porém, para isso, deveriam ser feitos exames veterinários, procedimentos que não ocorreram.

O Comandante afirmou que a companhia tem efetivo e equipamentos para contribuir com essa possibilidade de solução, mas que, para isso, dependeria de profissionais como médicos veterinários e biólogos.

O diretor-executivo da Sama, Felipe Hardt, afirmou que a secretaria fez campanhas de educação da população nas redondezas dos locais onde quatis foram vistos, apesar, segundo ele, de animais silvestres não serem parte do escopo da Sama.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br