• Audiência Pública sobre a Cosip
  • Cauduro de Oliveira
  • Sessão Especial 25/09
  • A gente faz
  • Siga a CVJ nas redes sociais
Imprimir
PDF

Vereadores cobram critérios na distribuição de policiais militares por SC

Por Jeferson Luis dos Santos.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto Paulo Henrique Santana / PMSC

Vereadores da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública estiveram em reunião com o Comando da Polícia Militar de Santa Catarina nesta quinta-feira (18). No encontro, realizado no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Florianópolis, eles debateram os critérios de distribuição dos novos policiais e o mapa da criminalidade no estado.

A visita dos parlamentares à capital tinha o objetivo de compreender quais critérios serão utilizados para a distribuição dos próximos policiais militares que serão contratados pelo Estado via concurso público, que está com edital aberto. Presidente da comissão, Richard Harrison (MDB) destacou que a preocupação é que a distribuição não seja definida por critérios políticos.

Durante a reunião, a preocupação do parlamentar foi afastada pelo Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes. “Durante muito tempo a distribuição dos policiais foi política. Há um tempo estamos conseguindo fazer de uma forma mais técnica”, afirmou. Araújo Gomes disse que não pode dar números de quantos policiais podem ser destinados para a região de Joinville, mas a previsão é que eles comecem a trabalhar no final de 2020.

Para Harrison, foi importante sair da reunião com esta informação. Para ele a declaração de Araújo Gomes traz “conforto”. Pelos critérios técnicos, de acordo com Harrison, Joinville possui o maior número de homicídios e de crimes contra o patrimônio entre os municípios de Santa Catarina.

Mapa do Crime

Araújo Gomes também usou o encontro com os vereadores para apresentar um mapa do crime em Santa Catarina. O estudo reúne informações da polícia para identificar quais crimes são cometidos em quais áreas. O objetivo é divulgar estas informações para subsidiar a comunidade a perceber quais são as áreas de maior risco.

Os vereadores Natanael Jordão (PSDB) e Wilson Paraíba (PSB) também estiveram na reunião. Além dos vereadores, participaram do encontro o Presidente do Conselho Municipal de Segurança, Sergio Duprat e representantes da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ).

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br