• A gente faz
  • Audiência Pública sobre a Cosip
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • Sessão Especial 25/09
  • Cauduro de Oliveira
Imprimir
PDF

Mirins de Joinville e Balneário Camboriú desenvolvem atividades conjuntas

Por Sidney Azevedo.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Isabela de Oliveira Ferreira

As câmaras mirins de Joinville e de Balneário Camboriú se reuniram esta terça-feira (25) na Capital Catarinense do Turismo para partilhar conhecimento e experiência.

Os jovens participaram de uma simulação de debate no estilo parlamentar britânico, discutindo a seguinte proposição: "O desmatamento da mata atlântica é necessário para o progresso econômico". Divididos em dois grupos, um a favor da frase e outro contra, os estudantes ganharam algum tempo para pesquisarem e se prepararem.

Debates já foram feitos com outras turmas de mirins de Joinville, mas foi o primeiro da turma atual. Os mirins de BC também eram estreantes na atividade.

Cada grupo definiu quatro representantes para o debate. O presidente da Câmara Mirim de Joinville, Gabriel Nascimento, abriu a defesa da proposição argumentando que um desmatamento feito de forma consciente poderia estimular atividades econômicas como a agropecuária.

No desenrolar do debate o grupo que defendia a proposta trouxe o tema para o nível municipal, apresentando uma situação que ainda está se desenrolando em Balneário em torno da construção de uma roda gigante que promete ser a maior da América Latina. Porém, há questionamentos ao empreendimento porque a area pretendida para a obra tem seções de mata atlântica e sítios arqueológicos. A situação já motivou inclusive audiência pública da Câmara de Balneário Camboriú.

Os mirins que iam contra a proposta argumentaram que o desmatamento pode acarretar extinção de espécies e resultar uma vida pior para os seres humanos.

Fechando o debate, o vereador mirim de Balneário Carlos Fernando observou que a economia de Balneário já era desenvolvida e que uma redistribuição de renda poderia estimular mais a economia que uma roda gigante.

A atividade foi acompanhada pelo vereador Patrick Machado (PDT), que manifestou surpresa e alegria pela desenvoltura dos mirins e observou que a atividade é importante para se colocar no lugar de quem pensa diferente porque em uma simulação comi essa às vezes é preciso defender ideias com as quais não se concorda.

Ao final do encontro os mirins de Joinville presentearam os de Balneário e os seus coordenadores com materiais da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama). Na sessão realizada na segunda-feira (24) os mirins apresentaram os resultados das atividades que desenvolveram em suas próprias escolas quanto à preservação do meio ambiente.

Torta na cara

Porém, o momento em que os mirins das duas cidades mais se divertiram foi na competição de conhecimentos chamada Sob Pressão, que lembra programas como Passa ou Repassa.

Aqueles que erravam ao responder as questões ficavam com o rosto lambuzado de torta. Sobrou até para o apresentador, o coordenador da Câmara Mirim de Balneário, Márcio Gonçalves, que não soube responder a pergunta "Quantas foram as capitais do Brasil?".

A responsável por responder a questão antes dele foi a servidora Luana Santos, que realiza as atividades pedagógicas da Câmara Mirim de Joinville.

"O encontro foi muito pensado por conta do que já estamos construindo em Joinville. Já temos parcerias com instituições como a secretarias da Prefeitura, como as de Educação e Meio Ambiente, por exemplo, com o Poder Judiciário e nósestávamos buscando proporcionar encontros com outros mirins para um diálogo produtivo", explica.

Luana também tem desenvolvido atividades semelhantes com os mirins de BC, uma vez que faz o estágio do curso de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina na Câmara de Balneário Camboriú.

Maioria

Ao se encontrarem, os mirins de Balneário se surpreenderam com a chegada de 17 outros jovens. A CM da cidade praiana tem 13 representantes, mas oito eram os presentes. Um deles exclamou: "Isso é desigualdade social", enquanto todos riam.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br