• Audiência Pública sobre a Cosip

Moradores reclamam de alagamentos na rua Frontin, no Iririú

Por Sidney Azevedo.

Foto de Mauro Arthur Schlieck

Moradores do Iririú participaram da reunião desta terça-feira (25) da Comissão de Urbanismo, para reclamar de inundações na rua Frontin. De acordo com os relatos, elas são recorrentes no trecho entre as ruas Gaivotas e Cegonhas.

O morador Jacson Pereira relatou os problemas que enfrenta. Ele disse que a água entra no terreno e passa por baixo da casa dele. "Temos medo que chegue a um ponto em que a casa talvez caia”, disse.

Segundo Pereira, antes eram feitas manutenções de desassoreamento do rio. Mas, ultimamente, o morador diz não ter visto mais elas ocorrerem.

O morador José Carlos de Souza afirmou que teve que fazer uma comporta no muro da casa onde mora. Antes disso, ele já tinha parado de contar quantas vezes a água invadiu sua propriedade. “Por duas vezes a água chegou na altura dos joelhos”, relatou. Os moradores cobraram uma solução.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, Romualdo França, o rio joga a água para a área de inundação quando sofre a influência da maré alta, e apenas uma obra de macrodrenagem resolveria o problema. Entretanto, segundo França, não há previsão para tal obra. Ele afirmou que levará as ponderações dos moradores para a equipe técnica da Secretaria, na tentativa de uma solução paliativa, pelo menos por enquanto.

O secretário da Subprefeitura Leste, Gelcinei Bortolotto, admitiu que a tubulação das galerias não dá vazão a toda a água, mesmo com limpezas periodicas da calha do rio.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.