• Sessão Especial 25/09

Produção de orgânicos é tema na Comissão de Economia

Por Marina Bosio.

Foto de Mauro Arthur Schlieck

A Comissão de Economia debateu nesta segunda-feira (24) a produção de gêneros agrícolas orgânicos em Joinville. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Joinville, Rogério Hartwig, os agricultores do município têm dificuldade na produção de orgânicos por causa da umidade na região.

Para o gerente da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), Beto Amaral, as pessoas estão buscando uma melhor alimentação, e isso impulsiona a produção orgânica. Ele reconhece a dificuldade no controle de pragas sem uso de produtos químicos.

De acordo com o gerente, mais de 70 agricultores de Joinville têm a certificação de produção orgânica e os produtos são comercializados pela Casa Krueger, usados na merenda escolar e no Programa de Aquisição de Alimentos. Ainda segundo Amaral, a produção de orgânicos não consegue acompanhar a demanda da merenda escolar. Ele destacou que a UDR dá apoio técnico e logístico à produção de orgânicos com quatro técnicos trabalhando exclusivamente para isso.

O gerente regional da Epagri, Hector Haverroth, afirmou que a Epagri também tem trabalhos direcionados à produção orgânica, especialmente no que se refere à pesquisa de novas técnicas. Ele afirmou que a região de Joinville é a mais difícil de Santa Catarina para a produção orgânica por conta do clima úmido. “Aqui há dificuldades no controle de doenças e nas possíveis fontes de nutrientes”, disse.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.