• Audiência Pública sobre a Cosip
  • Cauduro de Oliveira
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • A gente faz
  • Sessão Especial 25/09
Imprimir
PDF

Bibliotecas públicas fizeram 12 mil empréstimos neste ano

Por Sidney Azevedo.

Neste ano, os joinvilenses cadastrados em bibliotecas públicas retiraram livros pelos menos 11,3 mil vezes da Rolf Colin, que tem um conjunto de 49,4 mil livros. Na biblioteca de Pirabeiraba, a Gustavo Ohde, cerca de 500 movimentações, de um acervo total de 13,2 mil livros. E da biblioteca do CEU do Aventureiro, onde há 6,6 mil livros, houve mais de 200 empréstimos. No total, foram 12 mil livros retirados.

Os números foram apresentados pela coordenadora da unidade Ralf Colin, Margareth Terezinha Trentini Berri, em reunião da Comissão de Educação nesta terça (19). Os vereadores puderam ter um panorama dos trabalhos e projetos das bibliotecas municipais.

Mais de 13 mil pessoas estão habilitadas a retirar livros na Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin.

Ainda conforme Terezinha, nas bibliotecas das escolas municipais há um acervo de 566 mil livros. Todas as 86 unidades escolares possuem acervos, mas Terezinha observa que em 16 delas ainda não há um espaço destinado especificamente para as bibliotecas.

A vereadora Iracema do Retalho pediu há algumas reuniões da comissão que representantes das bibliotecas viessem à CVJ para explicar como é o funcionamento das unidades em Joinville. A parlamentar esteve na unidade que a Prefeitura mantém no Aventureiro.

Margareth ainda explicou os programas mantidos pela Biblioteca Rolf Colin, incluindo projetos de preparação de estudantes de escolas públicas para vestibulares, contação de histórias para pacientes em UTIs de hospitais, divulgação de trabalhos de escritores joinvilenses em escolas, atividades com servidores aposentados, entre outros projetos.

Serviço

Biblioteca Municipal Rolf Colin

Aberta de segunda a sexta, das 8h às 19h

Aberta aos sábados, das 8h às 12h

Rua Comandante Eugênio Lepper, 60, Centro

Telefone: (47) 3422-7000



Biblioteca Municipal Gustavo Ohde

Aberta de segunda a sexta, das 8h às 19h

Rua Olavo Bilac, sem número, Pirabeiraba

Telefone: (47) 3424-0372


Em ambas as bibliotecas, carteirinhas podem ser feitas com pagamento de uma contribuição de R$ 9,50 para pessoas entre 16 e 60 anos, de R$ 4 para menores de 16 e maiores de 60 anos ou ainda de forma gratuita para aqueles que doarem livros em bom estado.

A carteirinha dá permite que o munícipe leve, a cada 15 dias, dois livros do acervo para casa. Caso seja cuidadoso e evite atrasos, no segundo ano de uso da biblioteca, pode levar até quatro livros.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br