• Marco Regulatório
  • Siga a CVJ nas redes sociais
  • Sessão Especial
  • A gente faz
  • Jovem Autor 
  • Jovem Autor
Imprimir
PDF

Sama muda estrutura e cria força-tarefa para acelerar licenças

Por Marina Bosio.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto de Mauro Arthur Schlieck

A Secretaria de Meio Ambiente (Sama) apresentou à Comissão de Urbanismo, nesta terça (28), os resultados de uma visita que a equipe do órgão fez à Fortaleza para conhecer o processo de emissão de alvarás e licenças na capital cearense. Empresários da construção civil acompanharam a reunião.

De acordo com o diretor executivo da Sama, Caio Amaral, tendo em vista o modelo observado, a secretaria já fez algumas alterações em sua estrutura para agilizar a emissão de alvarás e licenças. A Sama agora tem uma gerência que trabalha exclusivamente com licenciamento ambiental.

O diretor disse ainda que há uma semana foi montada uma força-tarefa em que servidores da secretaria com objetivo de dar celeridade à fila de processos atrasados.

Ele afirmou também que a médio prazo a Sama pretende usar a auto declaração nos processos de emissão de alvarás e licenças.

O diretor de relações institucionais do Sinduscom, Bruno Calduro, afirmou que Joinville tem R$ 2,2 bilhões em investimentos parados por causa da demora na emissão de alvarás.

“Nós apoiamos que os processos devem ter a auto declaração como preceito; a prefeitura demorou para entender isso, mas finalmente entendeu que tem que ser assim em uma cidade como Joinville, disse.

Para a presidente da Associação Catarinense de Construtores e Afins, Mirna Rubia Commandulli, é necessário que os órgãos públicos ajudem os construtores. “É preciso mudar as leis para beneficiar o crescimento da cidade”, afirmou.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br