• Audiência Pública sobre a Cosip
  • Cauduro de Oliveira
  • Sessão Especial 25/09

Aumento de população de rua mobiliza debate das comissões

Por Sidney Azevedo.

Foto de Mauro Arthur Schlieck

O aumento do número de pessoas em situação de rua em Joinville é tema de reunião que ocorre na Câmara na próxima quarta-feira (22). Às 15h, as comissões de Saúde, de Cidadania, de Segurança Pública e de Urbanismo se reúnem com representantes da Secretaria de Assistência Social, do Departamento de Trânsito e da Polícia Militar de Santa Catarina. Além deles, representantes das igrejas Católica, Luterana, Quadrangular e Assembleia de Deus também serão convidados a acompanhar a reunião.

Números do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) indicam aumento no número de pessoas que procuram a unidade. Em novembro de 2015, eram 248 os moradores de rua cadastrados na unidade de atendimento. Atualmente o número oscila, mensalmente, entre 350 e 380.

O aumento dessa população repercutiu na tribuna da Câmara na semana passada. Maurício Peixer (PR) observou que concentrações de moradores de rua têm se formado em alguns pontos da cidade, como em frente ao Cemitério Municipal, na rua Ottokar Doerffel. Neste caso específico, barracas estão instalados a menos de 150m do Centro Pop.

Nesse mesmo dia, a Defensoria Pública da União tem previsão de realizar uma ação no próximo dia 22, com a Secretaria de Assistência Social, no Centro Pop. Eles vão orientar os moradores de rua a buscar seus direitos, como o de requerer atendimento de saúde mesmo sem ter domicílio.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.