• Siga a CVJ nas redes sociais
  • Sessão Solene
Imprimir
PDF

Comissões avaliam permanência de colmeias em perímetro urbano

Por Marina Bosio.

Câmara de Vereadores de Joinville
Foto Annie Spratt / Unplash.com

Vereadores das comissões de Urbanismo e de Economia debateram nesta terça-feira (7) o Projeto de Lei Complementar 50/2018, que altera o Código de Posturas de Joinville (Lei Complementar 84/2000), para permitir a permanência temporária de colmeias de abelhas com ferrão dentro do perímetro urbano.

O texto prevê que quem mantiver abelhas em quarentena deve comprovar a data da captura da colmeia e que a Prefeitura deverá regulamentar via decreto as condições de acondicionamento das colmeias.

O presidente da Apiville, Nírio Andreolli, afirmou ser favorável ao projeto e disse que as abelhas são importantes para a manutenção do ecossistema. “É necessário dar o destino correto a elas, mas é necessário levar em conta que as abelhas por vezes acabam vindo para o ambiente urbano quando certas plantas florescem”, disse.

A Consultoria Legislativa da CVJ sugeriu emendas ao projeto de lei. Uma delas permite que as colmeias estejam sob o cuidado apenas de associados a entidades de apicultores. Outra sugestão é que o texto leve em conta os períodos do ano em que as abelhas com ferrão se tornam mais perigosas.

O projeto recebeu parecer pela aprovação em abril na Comissão de Legislação. Agora deve ser votado nas comissões de Urbanismo e de Economia, para, depois, ir a votação pelo Plenário.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.

Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br