• 1º Encontro sobre Segurança Pública
  • Plano Diretor

Cosip segue crescendo e pode chegar a R$ 75 milhões

Por Jeferson Luis dos Santos.

Foto de Mauro Arthur Schlieck

O secretário municipal de Infraestrutura Romualdo França apresentou números da taxa de iluminação, a Cosip, nesta quarta (3), a convite da Comissão de Finanças. A Prefeitura arrecadou R$ 18 milhões de Cosip neste ano, valor que representa mais da metade do arrecadado em 2017 inteiro, R$ 34 milhões, antes da modificação do formato da cobrança.

Neste ano, a arrecadação de Cosip pode alcançar R$ 75 milhões, estima o Executivo.

Em 2018, com a nova forma de cobrança, baseada no consumo de energia, foram arrecadados R$ 52 milhões.

Segundo França, desse montante, R$ 20 milhões foram investidos no pagamento da conta de iluminação à companhia de energia; R$ 30 milhões, em melhorias e trocas de lâmpadas LED; e o resto, R$ 2 milhões, foi gasto em manutenção.

Queda no consumo

O secretário também informou aos vereadores queda de 11% no consumo de energia do município, resultado da adoção de lâmpadas mais econômicas.

A comissão voltará ao assunto na próxima quarta. O secretário de Finanças Flávio Martins Alves, que não compareceu hoje, será convidado novamente.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte "Divisão de Jornalismo CVJ". Acompanhe nossas notícias em cvj.sc.gov.br e facebook.com/cvjtv.