• Marco Regulatório
  • Jovem Autor
  • Sessão Especial

Urbanismo conhece detalhes da ampliação do CBEA

Por Felipe Faria.

Foto de Mauro Arthur Schlieck

Os vereadores da Comissão de Urbanismo conheceram nesta terça-feira (2) alguns detalhes do projeto de ampliação do Centro de Bem-estar Animal do município, que fica na Estrada Blumenau, no bairro Vila Nova. O secretário de Infraestrutura (Seinfra), Romualdo França, foi quem repassou as informações aos vereadores durante a reunião ordinária da comissão.

França disse que ainda não é possível afirmar quando as obras começam, porque sua pasta está responsável apenas pelos projetos.

A Seinfra foi demandada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) para confecção do projeto arquitetônico inicialmente. Após o aval a este primeiro documento é que a Seinfra deve elaborar os projetos estruturais, hidrossanitário e elétrico. Esse processo ainda deve demorar até 60 dias.

Somente após a conclusão de todos os projetos, disse França, é que a Sama deve encaminhar para a Secretaria de Administração e Planejamento o termo de referência — documento que serve para iniciar o processo de licitação que determinará a empresa que fará a ampliação e reforma do local.

Novas áreas

Preliminarmente, a Seinfra estima em R$ 884 mil o custo da obra. A ampliação será de 692 metros quadrados. A nova área terá tratamento e acolhimento veterinário, canil e gatil, internação, galinheiro para abrigar galos de rinha e também um bloco equestre, para abrigar cavalos que sofrem maus-tratos de carroceiros.

O pátio do Centro de Bem-estar animal deve receber 827 metros quadrados de lajotas sextavadas, para mobilidade dos animais, e outros 330 metros quadrados de pavimento rígido em concreto, para circulação dos funcionários.

O CBEA, como é conhecido, é um posto de atividades e de serviços da Sama, responsável por acolher para tratamento animais vítimas de maus-tratos e animais de rua sem tutor, feridos ou doentes. O centro também faz castração e microchipagem de animais, campanhas educativas de incentivo à guarda responsável de animais domésticos e parcerias com organizações não governamentais para encaminhamento de animais à adoção.