• Sessão Especial de junho

Comissão cobra sinal de telefonia na Serra Dona Francisca

Por Marina Bosio.

Foto de Freepik.com

A Comissão de Urbanismo debateu nesta terça-feira (26) a falta de sinal de telefonia móvel na Serra Dona Francisca. A Anatel foi convidada para a reunião, mas não compareceu. Só enviou ofício, afirmando que as exigências legais estão sendo cumpridas na região.

Os vereadores decidiram, ao final do encontro, ir ao local para avaliar as condições das telecomunicações. Depois, vão enviar à Anatel documento em que vão apelar para que a agência tome providências em relação ao problema.

O gerente da Defesa Civil, Márnio Luiz Pereira, afirmou que a falta de sinal de telefonia causa grandes problemas de segurança na Estrada Serra Dona Francisca. Ele citou o caso do acidente de ônibus que matou 51 pessoas em 2015. “A comunicação foi zero, e tivemos que recorrer à ajuda de rádio-amadores para conseguir fazer os contatos para o socorro”, lembrou.

O presidente da Comissão de Urbanismo, Jaime Evaristo (PSC), afirmou que a comunidade não aceita a justificativa da Anatel, tendo em vista os problemas de segurança que a falta de comunicação pode causar.

O gerente da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), Beto Amaral, disse que a falta de acesso a telecomunicação também causa problemas para os agricultores da região, já que a tendência é que seja obrigatória a emissão de notas fiscais eletrônicas, que se torna impossível sem comunicação móvel.