• Caminhos de Joinville
  • WhatsApp
Imprimir
PDF

Urbanismo discute área ecológica no São Marcos, ainda sem consenso

Por Marina Bosio.

Comissão de Urbanismo
Foto de Nilson Bastian

Reunião da Comissão de Urbanismo debateu nesta terça-feira (25) a criação de Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) na região do São Marcos. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Jonas de Medeiros, a proposta de criação estava sendo analisada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), mas seu estudo está suspenso, já que algumas entidades se manifestaram contrárias à criação da Arie e reivindicaram alterações na proposta, que estão sob análise da Procuradoria do Município.

A proposta de criação da Arie não é votada na Câmara de Vereadores. Caso seja criada, a Arie será instituída por decreto assinado pelo prefeito. De qualquer forma, o assunto foi debatido no legislativo por sugestão do vereador Adilson Girardi (SD). O tema já havia sido discutido em outra ocasião na Câmara, em março de 2016.

Na reunião desta terça houve manifestações contrárias e favoráveis à criação da Arie. Os que são a favor dizem que a região abriga nascentes e que, se não criada a Arie, os problemas de inundações em Joinville poderão aumentar. Morador do São Marcos e líder comunitário, Gean Carlo Peixer, por exemplo, destacou as nascentes de rios que se encontram na região e a relevância ecológica da área.

Já os que são contrários à Arie afirmam que a proposta é injusta com moradores que poderão sofrer com a desvalorização de seus terrenos, e que há demanda por áreas de urbanização em Joinville.

Para o engenheiro civil Marcelo Goll, morador da região que tem mais de 300 clientes com terrenos lá, a área já está bem protegida pela legislação atual. Ele afirmou que moradores não são favoráveis por temerem perder dinheiro. Eles fizeram até um abaixo assinado contra a criação da área de preservação, diz Goll.

O secretário de Meio Ambiente afirmou que quando voltar à pauta do Comdema, o assunto será debatido em audiências públicas antes de qualquer assinatura de decreto pelo prefeito.


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma sugestão, crítica ou correção sobre esta matéria, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br