• Outorga Onerosa
  • Sessão Especial
  • Sessão Solene
  • WhatsApp
Imprimir
PDF

Joinville gasta menos com saúde no 2º quadrimestre

Por Jornalismo CVJ.

Audiência pública
Foto de Nilson Bastian

Os vereadores da Comissão de Saúde da Câmara fizeram nesta terça-feira (25) uma audiência pública para que técnicos Prefeitura prestassem contas sobre os investimentos públicos na área da saúde em Joinville no período compreendido entre maio e agosto deste ano. O percentual de recursos aplicados na área está em 34,7%, acima do piso legal, mas abaixo dos últimos anos, que ultrapassou os 40% da arrecadação.

A Secretaria de Saúde contrapõe a contração no percentual, explicando que "a aplicação das verbas foi feita de forma mais inteligente". Até o fim de agosto, foram investidos R$ 416 milhões em saúde em Joinville. Isso equivale a uma média per capta de R$ 721.

De acordo com o que foi apresentado na audiência, 282 mil pessoas foram atendidas no quadrimestre, o equivalente a 49% da população do município. Foram realizados 882.479 procedimentos.

Ficou registrado também um incremento no número de equipes de estratégia de saúde da família (ESF). Na primeira prestação de contas de 2018, em maio, eram 100 equipes e, agora, são 113.

Em consultas médicas de ESF, houve um incremento de 61% nos atendimentos em relação ao mesmo período de 2017. Neste ano, foram registradas, entre maio e agosto, 119 mil consultas.

A secretaria destacou, ainda, que a taxa de mortalidade infantil em Joinville ficou abaixo do teto da meta, portanto algo positivo. Na cidade, 6,3 entre cada mil nascidos vivos não completam um ano de vida. O teto da meta era de oito entre cada mil.

Clique aqui para baixar a apresentação completa da prestação de contas.


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma sugestão, crítica ou correção sobre esta matéria, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br