• Siga a CVJ nas redes sociais
  • Sessão Solene
Imprimir
PDF

Judicialização de medicamentos tem redução de 41% em um ano

Por Marina Bosio.

Judicialização na saúde
Arte exbida no CVJ Notícia, da CVJ TV, desta quarta-feira

A Comissão de Finanças recebeu representantes da Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (22) para debater gastos em medicamentos e tratamentos que foram cobrados por cidadãos por via judicial. Segundo dados apresentados pela gerente de Gestão Administrativa e Financeira da Secretaria da Saúde, Janaina Ferreira, a Secretaria gastou, em 2017, R$ 6,05 milhões com judicializações.

De acordo com a gerente, isso representa uma queda de 41,4% em relação a 2016, quando foram gastos R$ 10,3 milhões. Janaina atribuiu essa queda à criação, em junho de 2016, de um novo setor administrativo na Secretaria de Saúde que faz análise de casos que podem gerar ações judiciais. “Muitas vezes o cidadão quer utilizar um tratamento ou medicamento que ainda não faz parte do protocolo do SUS. Nesses casos tentamos resolver por via administrativa antes que o paciente requeira o tratamento na Justiça”, afirmou.

O debate sobre o tema foi um requerimento do vereador Henrique Deckmann (MDB). O vereador afirmou, ao final da reunião, que seria interessante que outras secretarias também adotassem o procedimento de análise de casos que têm potencial de gerar ações judiciais.


Notícias Relacionadas


Se você quer fazer uma sugestão, crítica ou correção sobre esta matéria, envie um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

 

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br