Binário proposto pela Prefeitura no Costa e Silva divide moradores

Por Marina Bosio.

Binário no Costa e Silva
Proposta de "minibinário" no Costa Silva apresentada pela Prefeitura

A Comissão de Urbanismo debateu nesta terça-feira (21) possíveis alterações viárias na Rua Inambu, paralela à Rua Almirante Jaceguay, no bairro Costa e Silva. Moradores relataram trânsito confuso nas proximidades do Fort Atacadista. Representantes da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepud), de associações de moradores e proprietários de imóveis na região apresentaram opiniões divergentes sobre o assunto, que já havia sido discutido em junho na comissão. Acatando a sugestão da Associação dos Moradores do Parque Douat, os vereadores marcaram uma reunião na região. Será em 8 de novembro, às 19 horas, na Associação de Moradores Florescer.

A proposta da Sepud é fazer um binário na localidade, alterando o trânsito para mão única nas ruas Araquã e Inambu, no sentido centro-bairro. O presidente da Associação de Moradores do Parque Dout, Lourenço Foss Joenk, afirmou ser favorável a essa proposta como solução paliativa, enquanto não há previsão de duplicação total da Almirante Jaceguay. Já o presidente da Associação de Moradores Florescer, Antonio Oliveira, se posicionou contrário à solução apresentada pelo Sepud.

Os moradores estão preocupados com a possibilidade de acidentes. “O trânsito é confuso e temos que preservar vidas, não esperar as estatísticas comprovarem o perigo que o trânsito no local representa”, disse o representante do Associação do Parque Dout.

O presidente do Conseg do Costa e Silva, Renato Mancinelli, afirmou que no ano passado foram 60 boletins de ocorrência de trânsito naquela região, e disse estar preocupado com a influência de interesses econômicos. “Estou com a sensação de que há uma influência de empresários na questão em detrimento dos interesses da comunidade”, comentou.

Enquanto a proposta do Sepud não é debatida com a comunidade, uma solução provisória é a de melhorar a sinalização na região.

Plano Diretor

A Almirante Jaceguay é uma das vias destinadas à duplicação desde o Sistema Viário Básico estabelecido no Plano Diretor de 1973. Deveria ter 30 metros de largura, cruzar a cidade de leste a oeste, da BR-101 até encontrar a rua Iririú. Porém, apenas um trecho de 1,1 km da rua está efetivamente duplicado e há outros tantos de chão batido e com interrupções.