Consultar Projetos de Leis
Diários das Sessões
Agenda das Comissões
Pautas das Comissões
  • Audiência Pública
  • WhatsApp
  • Audiência Pública
  • Horário Especial

Vereadores mirins tomam posse

Os vereadores da 15ª Legislatura da Câmara Mirim foram empossados na tarde desta segunda-feira (9). Pais, professores, estudantes e autoridades lotaram o Plenário da Câmara de Vereadores de Joinville para acompanhar a sessão solene de posse.

A primeira sessão ordinária da Câmara Mirim será no dia 23 de abril, quando será escolhida a Mesa Diretora. Os vereadores mirins vão participar mensalmente de uma sessão, cujo funcionamento segue regras semelhantes às das sessões dos vereadores adultos.

Estudantes já têm ideias para apresentar

Os vereadores mirins mal tomaram posse e já sabem pelo que vão lutar e quais serão suas propostas. A vereadora mirim Stefany Dalila da Rocha, aluna da Escola Municipal Professora Elizabeth Von Dreifuss e moradora do Moro do Meio, afirmou que está preocupada com as condições da escola. “Na minha escola temos falta de professores, isso é ruim e prejudica o aprendizado. Pretendo lutar para acabar com a falta de professores e melhorar a manutenção da escola, por exemplo, dos condicionadores de ar e lâmpadas”, afirmou.

O vereador mirim Bruno Vieira Bruning, da Escola Municipal Prefeito Max Colin, já tem três propostas em mente. “Quero propor um projeto de incentivo ao esporte, um para a criação de clubes de matemática na escola e outro para a instalação de armários para os alunos”, afirmou. “Também pretendo sugerir algo na área do meio ambiente”, completou.

Para a vereadora mirim Camilly Guzati da Silva, aluna da Escola Municipal João Costa, a preocupação também é o esporte. “Quero propor que a escola ofereça aulas de esporte no contra turno, pois muitos alunos não têm opção de coisas úteis para fazer no horário livre”, disse.

Propostas levadas à sério

Além de participarem de sessões da mesma forma que os vereadores, os mirins podem propor, por exemplo, indicações, que, se aprovadas, são encaminhadas à Prefeitura. De acordo com o prefeito Udo Döhler, no ano passado seis indicações de vereadores mirins foram colocadas em prática pela Prefeitura. “Os vereadores mirins têm a oportunidade de, desde cedo, entenderem a importância do Poder Legislativo”, destacou o prefeito.

Para o presidente da Escola do Legislativo, vereador James Schroeder, o Câmara Mirim promove um grande exercício de cidadania. “Com o projeto, os jovens aprendem na prática como podem participar da política de forma positiva, para melhorar a vida da comunidade”, afirmou.

A gerente regional de Educação de Joinville, Lorena Rothbarth, afirmou que o Câmara Mirim é um trabalho sério que estimula a cidadania e a participação política. “Os vereadores mirins têm a missão de promover a interação entre Câmara de Vereadores, escolas e comunidade, fazendo o papel de vereador, mas na visão dos estudantes”, defendeu.

TExto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio / Foto: Nilson Bastian

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br