• Setembro Amarelo
  • WhatsApp
  • Audiência pública LOA 2019
Imprimir
PDF

Empresas terceirizadas podem ser obrigadas a ter Programa de Integridade

Por Marina Bosio.

A Comissão de Legislação debateu nesta segunda-feira (2), dois projetos de lei que propõem que empresas que celebrem contratos com a administração pública municipal sejam obrigadas a terem um Programa de Integridade. O PL 431/2017 foi proposto pela vereadora Tânia Larson (SD) em 2017, e o vereador Richard Harrison (PMDB) propôs o PL 15/2018 neste ano. Eles tramitarão conjuntamente pelas comissões da CVJ por tratarem do mesmo assunto. 

O Programa de Integridade consistiria em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades com o objetivo de identificar e reparar os desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública de Joinville.

Representantes da Procuradoria e da Controladoria do Munícipio, da Secretaria de Administração e Planejamento e da OAB/Joinville estavam na reunião. O representante da Procuradoria, Douglas Rafael de Melo, afirmou que a proposta é importante, mas que suspeita de vícios de origem em alguns pontos, o que, segundo ele, deve ser melhor analisado. A diretora-executiva da Secretaria de Administração afirmou que o órgão é favorável à ideia. Já o representante da OAB/Joinville afirmou que é importante olhar com cuidado como as empresas se relacionam com a administração pública, com a ressalva que as micro e pequenas empresas não devem ter a mesma carga de obrigações que as grandes empresas. 

O relator dos projetos na Comissão de Legislação é o vereador Maurício Peixer (PR). Eles passam também pela Comissão de Finanças antes de ir à Plenário.

Texto: Jornalismo CVJ, por Marina Bosio

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br