• Setembro Amarelo
  • WhatsApp
  • Audiência pública LOA 2019
Imprimir
PDF

Promotoria sugere atendimento de saúde nos lares de idosos

Por Jeferson Luis dos Santos.

Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde debateu nesta terça-feira (13) a dificuldade que os lares de idosos enfrentam no atendimento de seus internos. Levar o atendimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) até os lares de idosos foi o encaminhamento acordado entre os presentes para melhorar o atendimento de saúde ao idoso e incentivar a regularização destes lares.

A falta de regularização de lares de idosos, que são muitos, de acordo com a Associação das Casas de Longa Permanência, e a falta de acesso prioritário para idosos no atendimento público de saúde foram as principais demandas levadas pelos convidados na reunião mediada pela Comissão de Saúde da Câmara.

ESF nos lares de idosos como solução

Promotor de Justiça de Joinville, Luan de Moraes Melo esclareceu que os cuidados diários ao idoso é uma atribuição dos lares, já o atendimento de saúde é um dever público. Para Melo é necessário que a Estratégia de Saúde da Família seja levada até os lares de idosos, já que esta é a residência deles. O promotor classificou a medida como “crucial”, “inteligente” e “pioneira”, além de ser “motivadora à regularização dos lares”.

Em resposta ao direcionamento dado pelo promotor, o secretário de Saúde Jean Rodrigues da Silva informou que 28 novas equipes de Saúde da Família possuem contratação autorizada e poderão iniciar estes atendimentos em um prazo de 60 dias. “A gente vai tratar este assunto com esmero”, avaliou.

Além dos vereadores e da Associação das Casas de Longa Permanência, participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho de Direitos dos Idoso, da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil em Joinville e da 15ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville.

Estratégia Saúde da Família

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da atenção básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais buscando favorecer a aproximação da unidade de saúde das famílias.

Os lares de idosos

Conforme dados repassados pelo secretário de Saúde, há em Joinville, regularizadas, 38 instituições de longa permanência para idosos. Estes lares atendem mais de 700 usuários.

Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos. Foto: Nilson Bastian.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br