• Caminhos de Joinville

Secretaria de Saúde apresenta o balanço do seu 3º quadrimestre de 2017

Por Lydia Cristina.

Na Comissão de Saúde de ontem (27), representantes da Secretaria de Saúde de Joinville apresentaram aos vereadores Maurício Peixer (PR), Odir Nunes (PSDB) e Rodrigo Fachini (PMDB) o balanço referente ao 3º quadrimestre de 2017. A prestação de contas abordou questões orçamentárias, a gestão de custos, auditorias, absenteísmo e ouvidoria, indicadores de saúde e hospitalares, além dos serviços prestados.

A reunião serviu para justificar a contribuição da Secretaria no ano que passou, e elucidar os seus principais feitos. Entretanto, em discussão foi trazido à tona também as questões do repasse estadual para o município, e a falta de divulgação como uma explicação para os munícipes. “Comunicação também faz parte de saúde pública, afinal de contas dialogar com a comunidade é uma necessidade, é levar à sociedade joinvillense a orientação em relação ao atendimento da saúde pública. Faz parte da melhoria da qualidade de vida da nossa gente.”, justifica Fachini.

A audiência de prestação de contas é realizada conforme a Lei Complementar Federal nº 141/2012, que determina a apresentação de relatórios nos meses de maio, setembro e fevereiro. “É importantíssimo os vereadores terem acesso a essas informações. Quem conhece os números e acompanha os dados, vai compreendendo todo o trabalho da Secretaria de Saúde. (...) Temos dificuldades, temos problemas. Mas eu vejo que isso esta melhorando. É isso que nós devemos acompanhar, e a Câmara de Vereadores dá incentivo, cobra, mas também entender o momento que passa.” finaliza Peixer.

Texto: Jornalismo CVJ, por Lydia Camargo