• Acesse o portal da transparência
  • Recesso
Blog da LOT

Comissão de Saúde e convidados debatem situação do Centrinho Luiz Gomes

Uma reunião extraordinária da Comissão de Saúde reuniu representantes do Estado, do Município e servidores do Centrinho Prefeito Luiz Gomes na noite desta segunda-feira (11). O encontro deu continuidade ao debate acerca dos recursos destinados ao Centrinho e a manutenção do atendimento.

No final de novembro os vereadores da Comissão de Saúde visitaram o Centrinho. Naquela ocasião, servidores afirmaram que não há interesse da Prefeitura em manter o funcionamento do local.

Cerca de 80% dos pacientes atendidos são oriundos de outros municípios do Estado. Porém, o repasse estadual de recursos soma em torno de 10% do que o Centrinho precisa para arcar com as despesas, e este é o ponto em discussão. Os vereadores cobram que o Governo do Estado aumente o repasse de recursos para o Centrinho. “Não é justo o município pagar a conta praticamente sozinho”, avaliou o presidente da Comissão de Saúde, Mauricio Peixer.

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, de Conselhos de Saúde e deputados estaduais foram convidados para a reunião desta segunda. Os vereadores lamentaram a ausência dos secretários estaduais e municipais da Saúde e também dos deputados, apenas Darci de Matos enviou representante. Servidores do Centrinho lotaram as cadeiras disponíveis na Sala de Comissões Rui Borba.

A Comissão deliberou enviar um Pedido de Informação ao Poder Executivo sobre os custos dos atendimentos ofertados pelo Centrinho. Peixer declarou que após ter estes números a Comissão continua o debate.

Outro encaminhamento da Comissão foi estudar uma forma de consórcio para que outros municípios possam contribuir para amenizar a situação financeira de Joinville.

O Centrinho

Em operação desde 1990, o Centrinho possui o Núcleo de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais e o Centro de Diagnóstico e Reabilitação dos Portadores de Deficiência Auditiva. Mensalmente, 3 mil atendimentos são realizados a aproximadamente 700 pacientes (os pacientes recebem atendimentos de vários profissionais).

Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Foto: Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br