• Acesse o portal da transparência
Blog da LOT

Preocupação com Centrinho Luiz Gomes motiva visita de Saúde

Os vereadores da Comissão de Saúde visitaram, na manhã desta quarta-feira (22), o Centrinho Prefeito Luiz Gomes, no Atiradores. A visita, deliberada em reunião, foi motivada pela preocupação da possibilidade de restrição dos serviços ofertados pelo Centrinho.

A preocupação foi levada à comissão por Odir Nunes (PSDB). Por sugestão de Rodrigo Fachini (PMDB), a comissão deliberou visitar o Centrinho antes de chamar convidados para debater a situação do local. Na visita, Fachini, Nunes e o presidente da comissão, Mauricio Peixer (PR), foram recebidos por servidores, pais que têm filhos usuários do Centrinho e representantes do Conselho Municipal de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde não enviou representantes para o encontro.

Em reunião com os parlamentares no Auditório do Centrinho, servidores afirmaram que não há interesse da Prefeitura em manter o funcionamento do local. Com relação ao gasto para manter o Centrinho, servidores questionam que a folha de pagamento não é gasto do Centrinho, já que os servidores seriam pagos em qualquer unidade de saúde que fossem realocados. Vereadores e servidores concordaram em “abrir as planilhas” do Centrinho para saber o real valor investido no local.

Atendimentos e repasses

Com 70 servidores municipais, a folha de pagamento do Centrinho soma R$ 480 mil, mensais, segundo informações da coordenação do Centrinho. Cerca de 80% dos pacientes atendidos são oriundos de outros municípios do Estado. Porém, o repasse estadual de recursos soma R$ 50 mil, e este é um dos principais pontos em discussão. Foi unânime entre os participantes na reunião que essa participação estadual precisa ser maior. Representantes do Estado e da Prefeitura serão convidados para debater a situação na Comissão de Saúde.

Em operação desde 1990, o Centrinho possui o Núcleo de Pesquisa e Reabilitação de Lesões Lábio-Palatais e o Centro de Diagnóstico e Reabilitação dos Portadores de Deficiência Auditiva. Mensalmente, 3 mil atendimentos são realizados a aproximadamente 700 pacientes (os pacientes recebem atendimentos de vários profissionais).

Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Foto: Nilson Bastian

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br