• Acesse o portal da transparência
  • Sessão Especial 29/11/2017
Blog da LOT

Comissão de Direitos Humanos discute proteção a idosos de Joinville

Comissão de Direitos Humanos

Os vereadores da Comissão de Direitos Humanos da Câmara receberam hoje agentes comunitários, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais das secretarias de Assistência Social e de Saúde para debater os casos de abandono ou maus-tratos a idosos em Joinville. Os profissionais destas duas secretariais, em especiais os agentes e os enfermeiros, estão na linha de frente do atendimento à população, e, por isso, conseguem identificar quando um idoso pode estar passando por uma situação de risco.

Ficou evidente, porém, com o depoimento de vários profissionais durante o encontro, que a falta de integração das informações geradas pelas duas secretarias está dificultando a otimização dos recursos no atendimento aos idosos. Os casos de maus-tratos ou de abandono, ainda que encaminhados às autoridades competentes, não são tabulados conjuntamente, impossibilitando um entendimento estatístico geral sobre o tema no município.

Por conta disso, a Comissão de Direitos Humanos deve propor à Prefeitura nos próximos dias, com base no artigo 19 do Estatuto do Idoso, que os protocolos de atendimento sejam unificados nas secretarias de Assistência Social e de Saúde. O artigo 19 do Estatuto do Idoso estabelece que "os casos de suspeita ou confirmação de violência praticada contra idosos serão objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde públicos e privados à autoridade sanitária, bem como serão obrigatoriamente comunicados por eles a quaisquer dos seguintes órgãos: autoridade policial, Ministério Público, Conselhos Municipal, Estadual e Nacional do Idoso.

Texto: Jornalismo CVJ, por Felipe Faria. Foto: Sabrina Seibel.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br