• Sessão Especial 29/11/2017
  • Acesse o portal da transparência
Blog da LOT

Saúde visita a ARCD; usuários reclamam da queda nos serviços ofertados

Na manhã desta sexta-feira (27) os vereadores da Comissão de Saúde estiveram em reunião com pais de crianças atendidas pela Associação de Reabilitação da Criança Deficiente (ARCD) e funcionários da entidade. O encontro foi motivado pela reclamação de usuários com relação a diminuição de serviços ofertados pela ARCD, que mantém um centro de reabilitação para crianças portadoras de deficiência.

O encontro na ARCD havia sido deliberado na reunião da comissão de saúde no dia 17 de outubro. Na ocasião, pais de crianças atendidas pela ARCD reclamaram da queda no número de atendimentos realizados pela entidade.

No encontro hoje pela manhã, Nereu Valter, um dos pais atendidos pela ARCD, pediu explicações sobre as demissões de funcionários na entidade. Segundo ele, no início do ano quando a Prefeitura decidiu manter o repasse mensal de verba ficou dito que não haveria demissão.

De acordo com Valter, serviços de assistência social, fonoaudiologia, e urologia não estão mais sendo ofertados na ARCD. Situação que, segundo ele, deixa os pais "apreensivos".

O vereador Odir Nunes (PSDB) criticou a falta de campanhas para arrecadação de recursos para a entidade. “As pessoas que gerenciam a ARCD nada fizeram para que fosse buscado recursos junto a empresários e a comunidade de Joinville”. Odir classificou como “chocante” ter que discutir uma situação causada por maus gestores.

Presidente da Comissão de Saúde, Maurício Peixer (PR) avaliou que a ARCD deixa de ser referência com a ausência dos serviços de fonoaudiologia, enfermagem e médico pediatra.

Segundo Peixer, a preocupação agora é que uma atitude rápida seja tomada para manter e devolver os serviços à comunidade, seja pela ARCD ou pela forma do serviço público. “O serviço e o atendimento tem que continuar”, concluiu.

Participaram da reunião com usuários, pais de usuários e funcionários da ARCD os vereadores Maurício Peixer (PR), Odir Nunes (PSDB) e Rodrigo Fachini (PMDB). Os três parlamentares formam a Comissão de Saúde, Assistência e Previdência Social.

Texto: Jornalismo CVJ, por Jeferson Luis dos Santos / Foto: Nilson Bastian

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br