• WhatsApp
  • 150 anos
  • Audiência Pública
  • Sessão Solene
  • República
  • Sessão Especial
Imprimir
PDF

Educação infantil e sustentabilidade são defendidas na Tribuna Livre

Por Jeferson Luis dos Santos.

Tribuna Livre

Dois assuntos foram levados para a Tribuna Livre desta quarta-feira (23). O desenvolvimento sustentável em Joinville foi o assunto abordado pelo representante da Organização das Nações Unidas (ONU), Pedro Casali, e a Semana Nacional de Educação Infantil foi o tema tratado pela Profª Josiane Sant’anna.

Na tribuna, Pedro Casali destacou que a iniciativa possui um conjunto de metas (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS), definidos pelas Nações Unidas, para as cidades alcançarem até o ano de 2030 e, por conta disso, o projeto é voltado aos jovens. Em entrevista ao CVJ Notícia, da TV Câmara, Casali afirmou que, no Brasil, pouco é feito em projetos voltados à temática da sustentabilidade, mas o país foi referência na construção dos ODS.

O projeto escolhido por Casali na LPF, pautado no desenvolvimento sustentável, tem por objetivo elaborar um plano de ações para que Joinville se torne a melhor cidade do Brasil para se empreender. Segundo pesquisa mostrada por ele, atualmente a cidade está na 4ª posição. Casali pediu conversas, sugestões e abertuda dos vereadores para que juntos possam “discutir tendo como bem em comum a população joinvilense”.

“Qual é o verso que a gente quer deixar para essa peça de teatro chamada Joinville? Para essa pessa de teatro chamada vida?" Questionou Casali no encerramento do discurso.

Local Pathways Fellowship

Criado em outubro de 2015, o Local Pathways Fellowship (LPF) é uma iniciativa da ONU com o objetivo de empoderar jovens ao redor do mundo para que, em âmbito local, possam implementar ações sustentáveis nas cidades. A rede é formada por 50 jovens-líderes de vários países. Pedro Casali é um dos dois brasileiros que foram selecionados para o projeto.

Educação

A Tribuna Livre também abriu espaço para a professora Josiane Sant’anna, do CEI Prof. Juliana Carvalho Vieira. Ela discursou sobre a importância da Semana Nacional da Educação Infantil.

Josiane falou sobre o amor, afeto e cobrança na criação dos filhos. Ela pediu para que a “sociedade veja na criança o ser potente que ela é, que aprende nas relações estabelecidas com os pais.”

Sancionada pelo governo federal em 2012, a Semana Nacional da Educação Infantil foi proposta para ser comemorada no dia 25 de agosto, Dia Nacional da Educação Infantil. A data é uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti.

Tribuna Livre

Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma.

Quer falar de sua causa na Tribuna Livre? Veja como proceder.

Texto: Jornalismo CVJ por Jeferson Luis dos Santos / Foto: Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br