• Audiência Pública 23/10/2017
  • Acesse o portal da transparência
  • Sessão Solene 19/10/2017
  • Audiência Pública 17/10/2017
Blog da LOT

Segurança nos cruzamentos com semáforos é tema de debate em Urbanismo

A Comissão de Urbanismo, Obras e Serviços Públicos e Meio Ambiente recebeu convidados nesta terça-feira (1) para o debate sobre o Projeto de Lei 78/2015, de autoria do vereador Claudio Aragão (PMDB), que permite que os semáforos funcionem com sinal amarelo intermitente entre 23h e 05h. A proposta tem objetivo de reduzir o número de assaltos nas madrugadas.

Outro projeto de lei com o mesmo propósito foi protocolado na Câmara, no mesmo ano, 2015, pelo vereador Jaime Evaristo (PSC). As propostas passaram a tramitar juntas, como manda o regimento interno. De acordo com os textos, caberia ao Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) escolher os cruzamentos que ficariam com os semáforos intermitentes.

No encontro desta terça-feira compareceram representantes da Polícia Militar, do Detrans e da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável (Sepud). Tenente-coronel da 5ª Região da Polícia Militar, Raulino de Souza Júnior avaliou que a proposta “é boa e vai surtir efeito”.

O Diretor Executivo do Detrans, Glaucus Folster, ressaltou que a preferência nos cruzamentos com semáforos intermitentes seria do veículo que vem pela direita do condutor, independente da importância da via que o veículo transita, como diz o Código Brasileiro de Trânsito. “A mudança pode gerar mais acidentes”, avaliou.

Agora o projeto aguarda parecer na Comissão de Urbanismo antes de ser encaminhado para votação no Plenário. O relator do projeto é o vereador Adilson Girardi (SD).

Texto: Jeferson Luis dos Santos / Foto: Sabrina Seibel

 

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br