• Sessão Solene
  • Sessão Especial de julho 
  • AP
  • A gente faz
  • Sessão Especial de junho
  • Siga a CVJ nas redes sociais
Imprimir
PDF

Câmara homenageia 100 anos do Lar Abdon Batista

Por Felipe Faria.

A Câmara de Vereadores de Joinville realizou sessão solene nesta segunda-feira para marcar os 100 anos de fundação do Lar Abdon Batista, uma das principais entidades assistencialistas da cidade. A cerimônia foi proposição do vereador James Schroeder. Cerca de 100 pessoas acompanharam a sessão no plenário, a maioria crianças e familiares atendidos pelo lar, e também os parceiros que ajudam a manter a causa.

O presidente e a vice-presidente da Associação de Amigos das Crianças do Lar Abdon Batista, Alceu Doin e Maria Regina Alves, receberam do proponente placas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela entidade. Também foram homenageadas José Schatzmann Sobrinho, que foi o primeiro presidente na história do lar, a Irmã Robélia, da Divina Providência, e Lea da Silva JArdim, representando o corpo de voluntários.

O Lar Abdon Batista foi fundado em 1911, com a denominação de Sociedade de Caridade e Asylo de Órfãos e Desvalidos. A partir de 1916, a Congregação Divina Providência assumiu a administração e gerência das ações da Sociedade. Em 1970, ocorreu a transferência dos idosos para o Asilo Bethesda, e a instituição passou a ser denominada de Lar Abdon Batista, atendendo somente crianças e adolescentes. Em 1984, foi criada a Associação de Amigos das Crianças do Lar Abdon Batista, para dinamizar as atividades e responsabilidades deste abrigo. Em janeiro de 2003, as Irmãs da Divina Providência encerraram suas atividades no Lar Abdon Batista, cuja administração e gerenciamento passaram para a Associação.

Confira na galeria de fotos abaixo alguns dos momentos da cerimônia, proposta pelo vereador James Schroeder.

Com informações do Portal Social.
Fotos de Nilson Bastian.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br