• WhatsApp
  • Sessão Especial
  • Outorga Onerosa
  • Sessão Solene
Imprimir
PDF

Políticas Públicas de proteção aos animais

Por Ana Maria A. de Carvalho.

 

Proteção aos animais foi discutida na comissão de Participação popular ontem. Participaram ONGs de proteção aos animais e o presidente da Fundema, Aldo Borges. Vereadores e participantes debateram sobre a grande população de animais abandonados em Joinville.

Para os protetores de animais, o que deveria ser feito é a castração de 80% dos cães e gatos de Joinville. “Não podemos deixar o cachorro abandonado na rua, mas também não posso levar pra casa, temos que ter um centro de zoonoses na cidade”, afirmou Ana Rita Hermer, da ONG FRADA.

O presidente da Fundema, Aldo Borges, comenta que falta muito para ter boas políticas públicas para proteger os animais. “Hoje a Fundema tem o Centro de Bem Estar Animal, que faz a castração de cães e gatos, mas não tem lugar para abrigar os animais abandonados. Vamos colocar chip nos animais, porém não temos data para isso começar”, salientou.

O vereador Lioilson Corrêa apresentou uma moção apelando ao Poder Executivo para que seja acatada as seguintes solicitações: Disponibilizar um automóvel específico e devidamente equipado para realizar a busca e fazer a remoção dos animais abandonados e maltratados da rua, e levar até o Centro de Bem Estar Animal;
Disponibilizar um automóvel específico e devidamente equipado com um pequeno centro cirúrgico e de curativo, para realizar a esterilização e a implantação de microchip dos animais nos bairros, tendo em vista que a grande maioria da população não tem condições deslocar-se até o centro.
O vereador Roberto Bisoni sugeriu que, somente as pessoas com condições financeiras mantenham mais de três animais em casa. “Não pode cuidar, alimentar, não pegue.”

O presidente da comissão, vereador Maycon Cesar, apresentará, ainda essa semana, um Projeto de Lei que cria uma clínica pública para a proteção aos animais.

Foto Sabrina Seibel

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br