• Siga a CVJ nas redes sociais
Imprimir
PDF

Lei de Rinaldi obriga condominios a instalar lixeiras para produtos recicláveis

Foi sancionado no início deste ano o projeto do vereador João Rinaldi, que obriga condomínios comerciais e residenciais composto por 20 ou mais unidades a instalarem lixeiras de produtos recicláveis. A Lei 6.888, de 18 de janeiro de 2011, exige a instalação de quatro compartimentos com destinações distintas: AZUL, para papel; VERMELHO, para plástico; VERDE, para vidro; e AMARELO, para metais, o que segue os padrões da resolução do Conama nº 275/2001.

É preciso reduzir o impacto ambiental e a vida útil dos aterros sanitários.

Rinaldi lembra que o lixo contribui com as enchentes, entupindo bocas-de-lobo. O parlamentar destaque que, com esta lei, a população será obrigada a separar o material, mas logo se tornará hábito, que é o objetivo final. Condomínios novos terão 90 dias após a publicação da lei para instalar as lixeiras. Já os existentes terão dois anos para se adaptarem.

Outro desejo do vereador é que o município passe a reciclar resíduos de materiais de construção, criando uma usina pública de reciclagem.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br