• Sessão Especial 29/11/2017
  • Acesse o portal da transparência
Blog da LOT

Vereadores trocam informações com juiz corregedor

Um dia após visitarem a Penitenciária Industrial de Joinville (PIJ), os vereadores receberam hoje à tarde a visita do juiz corregedor da Comarca de Joinville, Dr. João Marcos Buch, para falar sobre a questão da segurança pública em Joinville e região. Estiveram presentes neste encontro os vereadores João Carlos Gonçalves (presidente do Legislativo), Pastora Leia, Rodrigo Fachini, Maycon César, Sidney Sabel, Claudio Aragão, Dorval Pretti, James Schroeder, Levi Rioschi, Manoel Bento, Odir Nunes e Roberto Bisoni. A reunião também contou com a participação do secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Francisco José da Silva.

Entre os temas comentados na reunião na Câmara de Vereadores está a diferença entre os ambientes do Presídio Regional e da Penitenciária Industrial.

Além disso, o grupo também comentou sobre a falta de estrutura oferecida aos detentos e a mão de obra que poderá ser ampliada. “O trabalho com apenados é de fundamental importância pois o resultado irá refletir na qualidade de vida das pessoas aqui fora”, destaca o juiz. Ele acrescenta dizendo que a ressocialização é um dos grandes anseios da população.

“Quanto mais chances nós oferecermos aos detentos no que tange a mão de obra carcerária, maior será o resgate para um convívio mais pacífico e ordeiro”, ressalta o juiz corregedor.

O presidente do Legislativo, João Carlos Gonçalves, destacou o essencial relacionamento entre os Poderes Legislativo e Judiciário como forma de ajudar na ressocialização dos detentos das duas instituições. “Assim como a Prefeitura e a SDR, a Câmara de Vereadores fará uma parceria para que os detentos possam colaborar nos serviços de limpeza e manutenção externa da Casa de Leis”, explica João Carlos.

Para o vereador Manoel Bento, o trabalho dos detentos pode ser ampliado cada vez mais através dos convênios que poderão ser firmados. O vereador Odir Nunes comentou sobre

O vereador Sidney Sabel salientou que, quando foi secretário Distrital de Pirabeiraba, também requereu a mão de obra carcerária.

Já o vereador Maycon Cesar confirmou a presença da secretária Estadual de Justiça e Cidadania, Ada De Luca, no evento desta quarta-feira (dia 27), a partir das 14 horas, no Plenário da Câmara, durante a Comissão de Participação Popular e Cidadania.

O secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Francisco José da Silva, colocou-se à disposição para colaborar no que for preciso a fim de oferecer mão de obra aos presidiários.

“Percebo que existe uma vontade do Legislativo em colaborar com o Poder Judiciário e também para oferecer melhores condições para os apenados”, conclui o juiz.

Portal da Transparência

Você pode acompanhar toda a prestação de contas da Câmara de Vereadores de Joinville por meio dos menus ao lado. Para mais informações, com base na Lei de Acesso à Informação, utilize o e-mail.

transparencia@cvj.sc.gov.br