• Recesso
  • Acesse o portal da transparência
  • Mirins
Blog da LOT

Vereadores “acertam os ponteiros” para iniciar ano

Com as condições de trabalho disponibilizadas, os vereadores da Mesa pediram agilidade na divulgação dos atos da Câmara. As notícias, fotos e demais conteúdos terão que estar no site e serem distribuídas à imprensa em até 20 minutos após o término do fato gerador.

Além disso, o presidente disse aos vereadores que contratará cinco minutos diários em todas as rádios da cidade para que os parlamentares apresentem seus trabalhos à população. A cada dia, um vereador fará a sua prestação de contas. Haverá, ainda, a contração de espaço semanal de cinco horas em TV aberta para veiculação da Palavra Livre (momento dos partidos nas sessões ordinárias).

Dentre as novidades previstas na comunicação da Câmara, o primeiro grande reforço já será dado nesta semana, com o lançamento do novo site. O dia e horário são surpresas. A ferramenta trará inovações na parte de layout, com melhoria significativa no visual e na organização dos conteúdos. A participação da comunidade será reforçada com a integração dos conteúdos às redes sociais. Cada vereador ganhará um site inteiro para si, em formato de blog, para mostrar seus trabalhos e ampliar a interação com a população. O novo site contará, ainda, com uma sala de imprensa, de acesso exclusivo a profissionais de comunicação, na qual serão disponibilizados materiais brutos para o trabalho jornalístico das emissoras de rádio, TV e para os jornais da cidade.

Durante a reunião de ainda há pouco, também foram discutidas as reformas estruturais que ocorrerão em 2011 no prédio do Legislativo. As duas mais importantes são a dos gabinetes, cujos espaços internos serão modificados para melhor acomodar as assessorias; e do telhado, cujas infiltrações causaram há uma semana um buraco (já consertado) de aproximadamente 1,5m no corredor que dá acesso ao lado direito do plenário.

Odir Nunes também demonstrou preocupação com a necessidade de ampliação do prédio, já que daqui a dois anos até seis novos vereadores passarão a ocupá-lo também. Uma emenda constitucional que já foi aprovada em Brasília permite que Joinville tenha até 25 parlamentares. Nesta tarde, o presidente receberá o gerente de patrimônio da prefeitura, Adilson Girardi, para discutir a aquisição de um terreno nos fundos do Poder Legislativo, com vistas à construção de um anexo e à ampliação do estacionamento.

Outro tema discutido pelos vereadores foi a mudança do Regimento Interno. No ano passado, uma comissão temporária fez a revisão geral do documento, que, agora, precisa ser ratificada em plenário. A Comissão de Legislação deverá realizar mais algumas modificações ainda neste mês para que a peça valide a utilização do novo sistema de votação eletrônica, já em pleno funcionamento.